Segurança

Atualização de segurança do SEI

Por Nilton Souza . Em 14/05/18 16:26. Atualizada em 15/05/18 10:37.

O Ministério do Planejamento ao identificar vulnerabilidade do sistema rapidamente sanou a falha na nova versão do sistema mitigando riscos de segurança.

O Ministério do Planejamento, órgão gerenciador do SEI, após constatar vulnerabilidade de segurança na versão do sistema que estava em uso, rapidamente tratou essa vulnerabilidade com a disponibilização da versão 3.0.10, que já está em uso na UFG desde 17/04/2018. 

Na versão atual, os documentos que contenham códigos maliciosos que causem danos a segurança das informações e do sistema não poderão ser manifestados (abertos) e exibirão mensagem de erro "documento possui conteúdo não permitido".

As unidades que identificarem documentos bloqueados, com a mensagem de erro mencionado acima, devem imediatamente abrir GLPI reportando o erro e enviar o processo eletronicamente ao Cidarq. 

O Cidarq recomenda a produção de documentos diretamente no editor de texto do SEI (documentos nato-digitais) para minimizar possíveis códigos maliciosos que afetem a segurança do sistema e possam corromper os documentos. 

A digitalização de documentos para inclusão no SEI exige maior espaço de armazenamento e o documento original (em papel) também deverá permanecer arquivado até cumprir o prazo definido em Tabela de Temporalidade. 

O Cidarq visando otimizar as rotinas, difundir as boas práticas e orientar os usuários do sistema quanto ao uso irá publicar nesse mês a Orientação Normativa nº 001/2018-Cidarq que trata da digitalização, transferência, tramitação e acesso de documentos fisicos que são digitalizados e inseridos em processos no SEI.